First slide


DICA | AQUELA PRIMEIRA IMPRESSÃO! MKT PESSOAL, IDENTIDADE VISUAL, MARCA.


Não só para uma organização, mas uma dica pra vida!






O QUE VOCE IRÁ VER NESTE ARTIGO:

1. Introdução.
2. Cards 2 e 3.
3. Contextualização das fotos.
4. Card 4.
5. Conclusão!

1. Introdução


Opa, tava ansioso pra passar essa dica pra vocês, até porque deu um trabalhinho, mas tô feliz com o resultado! Era para ser apenas um post no instagram, mas fui escrevendo e me empolguei, ao ponto de esgotar todos os caracteres possíveis da descrição, sendo assim, virou um artigo. :)

Então, o assunto hoje é sobre "a primeira impressão" e aí vai uma pergunta pra estimular a reflexão: o que você acha que as pessoas pensam ao seu respeito, especialmente a respeito da sua marca "à primeira vista", é amor? É positivo? Negativo? Ficam confuso? Se espelham?

Esse assunto está diretamente ligado a estereótipos e pré-conceito. Talvez o simples fato de você ler esta primeira frase já tenha despertado em você uma opinião e reatividade a respeito, talvez não. A palavra preconceito pode parecer pejorativa mas é importante focarmos em sua origem e definição, que de forma básica, significa uma idéia formada precocemente, sem um fundamento crítico ou lógico.

Pois bem, há estudos a respeito mas não vou entrar nesta questão, o fato é que essa atitude é natural, coisas da nossa mente.




Vou te contar uma história maneira. Nos Cards 2 e 3, você verá duas fotos, elas foram tiradas por um fotógrafo americano chamado Joel Pars, indignado com julgamentos de estranhos à alguns de seus amigos e familiares, Joel, com uma proposta incrível, decidiu fazer uma série de fotos, chamada de Judging America, para desafiar quaisquer preconceito que os espectadores possam ter contra outras pessoas com base em status socioeconômico, aparência, preferência sexual ou raça.

Cada imagem consiste em dois retratos de uma pessoa, sendo o primeiro personificando um estereótipo e o segundo destacando a pessoa como ela realmente é, confrontando a primeira foto e dissipando este estereótipo. A série de fotos nos permite enxergar como julgar previamente uma pessoa pode resultar em suposições que podem ser falsas e prejudiciais, transmitindo a famosa mensagem de que não devemos julgar um livro pela capa.

No mundo dos negócios não é diferente, é preciso congruência entre o que você entrega e o que você apresenta. Aquele possível cliente que você está tentando conquistar tem impressões sobre a sua marca, portanto, esteja munido de uma boa imagem para já começar bem, ou seja, para que "a primeira impressão" seja a melhor possível (e isso serve para qualquer profissional ou empresa).



Como você faz isso? No Card 4 eu dei um spoiler de marcas que eu apresentei em um artigo do blog. Resumindo, felizmente você não precisa de algo mirabolante para expressar profissionalismo, aliás, hoje em dia a tendência é o "simples", marcas como a Mastercard estão investindo em redesign para simplificar cada vez mais suas logos.

Portanto, atenção a fatores ligados a sua marca, principalmente quando associados à primeira impressão. Apesar deste fator natural e involuntário da nossa mente, cuidado ao externar esse "achismo", não julgue ou rotule, mas sabendo disso esteja preparado.

Caso queira consultar as outras fotos da série, segue as fontes utilizadas para a produção deste conteúdo: joelpares.com(site oficial do fotógrafo) e mymodernmet.com(blog americano que veiculou a série)




VICTOR LEONARDO DIAS BARBOSA


Sou entusiasta do nicho de empreendedorismo com grande influência da área de tecnologia e marketing. Bacharel em Administração, coach, analista comportamental, certificado em computação gráfica por empresa do grupo Full Sail University e Montagem, manutencão e Redes pela Microlins, possuo experiência na área Recursos Humanos, Departamento Pessoal, suporte técnico e como Analista de Sistemas - TI com ênfase em depto. financeiro e contabilidade.(atualmente).