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VEJA SEU NEGÓCIO COMO UMA PESSOA E CONSTRUA UM BOM RELACIONAMENTO COM SEU CLIENTE! #SELIGA


Não basta focar no que você está entregando, seus clientes precisam te conhecer e vivenciar uma boa experiência!






O QUE VOCE IRÁ VER NESTE ARTIGO:

1. A primeira impressão.
2. Comunicação facilitada.
3. Tenha uma boa apresentação!
4. Ofereça conteúdo útil para seu público!
5. Seja presente e tenha consistência!
6. Estratégias para manter seu público-alvo mais próximo!

No início de qualquer relação, digamos que tem todo um ritual, no primeiro contato, antes mesmo de falar alguma coisa, temos a imagem, onde podemos observar alguns cuidados, desleixos, postura, jeito, etc. Em seguida, em uma apresentação (mesmo que simples e rápida) descobrimos o nome, algo que é extremamente importante para se criar uma conexão e é mais uma forma de identificação.

Pois bem, da mesma forma acontece com um negócio, aliás, não é à toa que também é considerada uma pessoa, porém jurídica, popularmente conhecida como PJ. Sabendo disso, se VOCÊ empreendedor quer impulsionar ou iniciar um negócio, se destacar, vender mais, não basta expor seu produto ou serviço sem criar um relacionamento com seu cliente, não estou dizendo que não terá resultados, mas sem dúvida os resultados serão maiores se explorado o máximo do potencial.

Para isso, alguns cuidados são essenciais.



1. Primeira impressão


Para início de conversa, você precisa passar a melhor "primeira impressão" possível. Como está o visual da sua marca? Como está sua apresentação? E seu nome? Se está mal, desculpe dizer, mas alguém precisa dizer: VOCÊ JÁ COMEÇOU MAL. Mas tenho uma notícia boa, isso não precisa ser complexo ou caro(se essa era a sua 1ª desculpa, já quebrei né, se não, espera ai).

Bom, muitos Designers podem ficar irados comigo por simplificar o trabalho de desenvolver uma logotipo, mas eu também sou designer e sei exatamente o trabalho que dá, as ferramentas necessárias, técnicas, conceitos, psicologia, todo o processo por trás de uma logo, sem falar no manual da marca, etc. Mas veja bem, meu objetivo é ajudar aqueles que estão bem no início de um empreendimento, tem força de vontade e não dispõe de uma grana para investir em certas coisas, eu entendo bem essa situação e nesse caso é preciso economizar aqui e ali para investir em seu core business*.

Então vamos lá, abaixo coloquei um GIF com algumas marcas que provavelmente você conhece. Se liga nas logos.



É algo extraordinário? É muito difícil? Nãao mesmo ... Inclusive muitas empresas estão simplificando ainda mais, que é o caso da Mastercard por exemplo. As Lojas Americanas em muitas ocasiões está utilizando apenas a letra "a". Todas essas empresas são renomadas, conhecidas, grandes, bem sucedidas, etc. O que eu quero dizer com isso é que o que você precisa é de congruência e profissionalismo na sua marca. Não confunda, simplicidade não significa falta de profissionalismo. E o lado bom é que estamos em um momento de minimalismo, simplicidade, o que você precisa é através da sua marca, transmitir confiança para seu público-alvo, ter um padrão, se comunicar com clareza e congruência, congruência de missão, visão, valores, atitudes, produto, serviço, com o próprio público, etc. Então, não desista no primeiro desafio, não tente ser grande no início, se preocupe com o que realmente importa que isso virá com o tempo!

2. Comunicação facilitada.


Antes mesmo de falar de apresentação, conteúdo e afins, é preciso ter em mente a necessidade de uma comunicação clara e assertiva, esta deve ser fácil e de acordo com o seu público.

VOCÊS PRECISAM FALAR A MESMA LÍNGUA!

Além disso, não deixe seu cliente perdido ou esperando, seus canais de comunicação devem estar explícitos, bem posicionado e de fácil acesso. Dê várias opções de contato e deixe que ele escolha a que mais interessa. Quando for contatado, não deixe seu cliente esperando, atenda rápido e seja o mais prestativo e explicativo possível.

3. Ter uma boa apresentação!


Uma apresentação não se resume apenas ao primeiro contato do cliente com a marca. Podemos ter apresentações de produtos ou serviços, apresentação em eventos, reuniões, apresentação dos seus canais de comunicação, entre outros. Aí vai um conselho, mesmo nessa era digital, no qual está ganhando cada vez mais espaço e presença, não podemos esquecer do presencial, o bom e velho cartão de visita ainda funciona ... Com ele você tem a oportunidade de estreitar as relações com seu cliente e ainda investir no melhor marketing de todos os tempos, o boca-a-boca. Um cartão de visitas a disposição facilita e muito uma pessoa indicar seu trabalho, além do fato de você estar sempre preparado para um networking e propagar sua marca, seja em eventos, reuniões, treinamentos, no supermercado, (por quê não? pode ter alguém precisando exatamente do que você oferece), etc.

Além do cartão de visita, elementos de apresentação como banners, displays, ponto de venda(pdv), até mesmo(e extremamente importante) slides de um PowerPoint diz muito sobre você e seu negócio. Pense nisso, essas dicas mudam o jogo. Agregam muito valor e credibilidade.

4. Oferecer conteúdo útil para seu público!


Dando atenção para a palavra "útil", lembre-se que a publicação de um conteúdo tem como objetivo ajudar seu público-alvo, este deve estar alinhado com o seu negócio e deve ser feito com propriedade. Um conteúdo bem elaborado pode mitigar dúvidas já existentes do espectador e até mesmo prepará-lo para um determinado processo até então desconhecido.

Esta etapa permite uma proximidade e ser reconhecido como autoridade no assunto, além de despertar o sentimento de gratidão do receptor. Essa é uma das medidas em direção a conexão com o cliente e construção de autoridade, porém de nada adianta se não houver presença e consistência, e esse é o assunto do próximo tópico.

5. Seja presente e tenha consistência!


Com certeza seu nicho de trabalho não pode ser descrito em poucas linhas, portanto, um portal cujo há poucos ou nenhum artigo é considerado pobre. Quem gosta de entrar em um blog que contenha 1 artigo? E quando esse mesmo 1 artigo foi publicado à meses, talvez anos atrás, podendo estar completamente desatualizado? Se o objetivo é transmitir profissionalismo, esta é uma atitude que está indo completamente contra.

É importantíssimo que um negócio tenha presença e consistência, seja no meio digital ou presencialmente. Veja bem, não estou dizendo que obrigatoriamente você precisa ter um blog, mas se tiver, que faça direito, mantendo sempre atualizado e com publicações constantes. Caso não tenha um blog, alguma coisa você posta, certo? Se não, já está no erro, se sim, mantenha a frequência. E isso serve para o presencial.

LEMBRE-SE: QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO!

Lembre seu cliente constantemente que você está ali, a disposição!

No próximo tópico o assunto é sobre manter seu cliente mais próximo e com uma probabilidade maior de consumir todo o conteúdo que tem a oferecer.

6. Estratégias para manter seu público-alvo mais próximo!


Já aprendemos que precisamos nos comunicar com nossos clientes, de maneira assertiva e constante, agora, além de publicar determinado material, como chamar a atenção dos clientes para que eles consumam o que foi feito? Como aumentar o alcance de seu material e as chances de seu público acompanhar?

Bom, há diversas formas de atrair seu cliente, mas o objetivo não é apenas atrair, é preciso que ele permaneça próximo. Com um material pronto(útil), basicamente você precisa divulgar, ter uma página de captura de leads para construir uma lista de contatos e convidá-lo para um grupo de Whatsapp ou Telegram, sugiro um canal do Telegram por vários motivos, sendo os principais: pela quantidade de participantes, possibilidade de bloquear comentários e outros. Com essas ferramentas, além do e-mail, sua presença é certa, quem hoje não tem um celular e não abre umas 500 vezes por dia? Só cuidado com o excesso de mensagens, isso pode ser muito chato e ter um efeito contrário ao que queremos. Lembre-se também que o conteúdo tem que ser realmente relevante e bom, você pode utilizar infográficos, newsletter, ebook, templates, etc. Além de promover nas redes sociais, fazer anúncios, parcerias para divulgação, banners, panfletos, e qualquer outro recurso de publicidade.


VICTOR LEONARDO DIAS BARBOSA


Sou entusiasta do nicho de empreendedorismo com grande influência da área de tecnologia e marketing. Bacharel em Administração, coach, analista comportamental, certificado em computação gráfica por empresa do grupo Full Sail University e Montagem, manutencão e Redes pela Microlins, possuo experiência na área Recursos Humanos, Departamento Pessoal, suporte técnico e como Analista de Sistemas - TI com ênfase em depto. financeiro e contabilidade.(atualmente).